quarta-feira, 9 de março de 2011

Nossa cidade Jacareí

Jacareí e sua História
Antiga Residência de Funcionários da Estrada de Ferro

Com a queda do comércio açucareiro no início do século XIX, os fazendeiros do Vale do Paraíba começaram a substituir as plantações de cana de açúcar pelos cafezais. O sistema tradicional em lombo de mulas não mais atendia às necessidades, a riqueza de São Paulo começa a ser transportada sobre os trilhos, entravam em ação as ferrovias.
Vestígios das companhias ferroviárias a partir da segunda metade do século XIX alcançaram os antigos núcleos urbanos do Vale do Paraíba, serpenteando a rota das grandes plantações de café. Época em que podemos localizar em Jacareí a construção de duas vilas ferroviárias, uma no atual bairro do Campo Grande e outra localizada próximo ao centro da cidade.  
 O crescimento econômico de Jacareí está ligado, sobretudo, às indústrias têxteis que se instalaram no município nas primeiras décadas do século XX. As precursoras fábricas foram implantadas no entorno do novo centro urbano, erguido para dar subsídio às necessidades comerciais do movimento surgido a partir da estação de carga e de passageiros, assim como também o hotel e uma fábrica de biscoitos. Favorecendo a alimentação dos passageiros que aqui desembarcavam em busca de trabalho ou apenas faziam baldeação, essas instalações marcaram para sempre a paisagem cultural e econômica da cidade de Jacareí, assim como também do Vale do Paraíba.
A necessidade de um espaço mais apropriado para o movimento de pessoas e das enormes locomotivas suplantou a bucólica Praça da Matriz que, no entanto, não deixou de ter sua importância social e religiosa.
 Durante todo o século XIX, o núcleo urbano do município se concentrou em torno da matriz, o alargamento deste espaço urbano começou a acontecer com a construção da nova estação e de toda a área comercial instalada no seu entorno.
           É relevante resgatarmos a história de um patrimônio que está relacionado a um grupo de casas destinado à moradia dos funcionários da extinta “Rede Ferroviária Federal”, no município de Jacareí. Sua construção ocorreu na segunda década do século XX, mesmo período da edificação das casas da “Vila Ferroviária” (localizadas à Rua Leopoldo Leite, entre os números 7 e 17),  época em que a pequena estação do município foi substituída pelo atual conjunto do Pátio dos Trilhos. Naquela época, o número de funcionários para atender à demanda de passageiros e de carga aumentou, assim novas moradias foram construídas para abrigar, como era de costume, as famílias dos ferroviários, harmonizando todo o conjunto de construções no entorno do novo espaço edificado, a partir do centro do movimento da malha ferroviária ampliada no município.

 “O monumento é inseparável do meio onde se encontra situado e, bem assim, da história da qual é testemunho. A restauração é uma operação que deve ter caráter excepcional. Ela visa à conservação e a revelar o valor estético e histórico do monumento.”  (ANDRADE, 1981.apud Lemos, 1981, p.77)

Para acomodar a família do chefe de linha, foi construída a casa que hoje está localizada em frente à Rua Olímpio Catão, atualmente nos limites do Parque da Cidade, Avenida Engenheiro David Monteiro Lino, como sede administrativa do Parque. Chefe de linha era uma das funções mais importantes entre os funcionários locais da Rede Ferroviária.  A casa se destacava em proporções e acabamento.

Com lindo jardim, pomar repleto de frutas tropicais, que muito atraia os pássaros, e bem próxima aos trilhos da Rede Ferroviária, a moradia completava o contexto urbano emergente do município, ampliado a partir do Largo da Matriz.
             
  A casa que abrigava inicialmente a família do chefe de linha hoje é de importância histórica inegável, também por alimentar os olhos de quem passa pelo local, com serenidade e simplicidade, de um tempo que o futuro não pode negar aos cidadãos que ainda estão por vir.  A presença do prédio como parte do Parque da Cidade preserva e ao mesmo tempo moderniza o centro comercial da cidade,como opções de lazer e cultura para todas as idades.